contato@imunologiaealergia.com

Blog

Urticária dicas para 2024

O ano de 2024 promete ser um ano cheio de esperanças e expectativas, e isso vale também para os pacientes com urticárias. Novos estudos sobre causas e tratamento surgem a cada dia, e enquanto isso seguem algumas dicas para encarar com tranquilidade a sua urticária em 2024:

  1. O diagnóstico da urticária é clínico – isso quer dizer que na maior parte das vezes não é necessário nenhum exame laboratorial para a confirmação. Dicas: casos específicos, como naqueles em que existem outros sintomas associados ou quando as lesões persistem por mais do que 24 horas no mesmo local, podem requerer uma investigação complementar.
  2. A urticária é uma doença auto-limitada – a urticária tem começo, meio e fim, independentemente do tratamento. Dicas: fique tranquilo que a sua urticária vai embora algum dia. Em média, o tempo para isso acontecer varia entre 6 meses e 3-5 anos – algumas pessoas manifestam os sintomas por mais tempo, outras por menos.
  3. Na maior parte das vezes a causa da urticária não é “externa” – ou seja, a urticária não é causada por nada que você come, encosta, cheiro, emocional, psicológica, etc.
  4. Mais de 95% dos casos melhoram com os tratamentos disponíveis, que incluem o uso de anti-histamínicos, omalizumabe e/ou ciclosporina.  Em 2024 esperamos a chegada de novos medicamentos licenciados para o tratamento da urticária crônica espontânea, como o dupilumabe.
  5. O Brasil é o país com o maior número de centros de referência e excelência em urticária no mundo – a Rede UCARE (www.ga2len-ucare.com) é uma rede global, com centros em todo o mundo incluindo São Paulo (SP), Barueri (SP), Santo André (SP), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), João Pessoa (PB), Goiania (GO) e Salvador (BA). Dicas: entre em contato com um dos centros para obter mais informações, visitando a página da rede.