É importante falar sobre a dermatite atópica (DA). A DA é uma doença crônica de pele bastante comum. Nas formas mais graves impacta de forma significativa na qualidade de vida dos pacientes. Mas o que quer dizer dermatite atópica?
Dermatite, assim como eczema, significa inflamação da pele. Atopia é um termo usado para descrever determinadas condições alérgicas que frequentemente se manifestam simultaneamente, como a asma e a rinite. Assim, é bastante comum observar estas doenças respiratórias em pacientes com DA. Embora ainda não se conheça totalmente o que causa a dermatite atópica, sabemos que o componente genético é importante – ou seja, tem dermatite atópica quem pode, e não quem quer.
Se você tem: pele seca, com lesões avermelhadas e descamativas, acompanhadas de coceira intensa, e observou um espessamento da pele nos locais das lesões, é provável que você tenha DA. Em crianças pequenas e bebês as lesões se manifestam mais na face, e pele ao redor dos joelhos e cotovelos. Nos adultos e crianças maiores, os sintomas são mais comuns em regiões de dobras, face e pescoço. Consulte um alergista ou dermatologista para confirmar este diagnóstico.
O tratamento da dermatite atópica envolve cuidados com a pele, incluindo o uso frequente de hidratantes e outras medidas que visem melhorar a hidratação da pele. Cremes a base de corticoide são indicados nos casos leves/moderados. Corticoides por via oral são contra-indicados na maioria das vezes pelo risco de efeito rebote (piora dos sintomas após a interrupção). Nos casos mais graves, imunossupressores como a ciclosporina podem ajudar a controlar os sintomas. Mais recentemente, medicamentos da classe dos biológicos, como o dupilumabe, tem demonstrado bons resultados com menor incidência de efeitos colaterais.
Mais dicas sobre DA em: http://cdd.org.br/doencas-de-pele/dermatite-atopica.