contato@imunologiaealergia.com

Blog

Omalizumabe e Urticária

Omalizumabe e urticária: perguntas e respostas frequentes para acabar com as suas dúvidas. Este post está em constante atualização.

Declaração de conflitos de interesse: realizo palestras, consultoria e estudos clínicos para Novartis.

O que é o omalizumabe?

O omalizumabe é um medicamentos biológico, um anticorpo feito em laboratório, que impede ou diminui a ativação de células fundamentais para que a urticária se manifeste, os mastócitos.

Quem deve utilizar o omalizumabe?

O omalizumabe é indicado para todos os pacientes com urticária crônica espontânea que não respondem às doses máximas permitidas de anti-alérgicos (anti-histamínicos).

Como ele deve ser utilizado?

O omalizumabe é uma medicação para injeção subcutânea, cuja dose e fixa e administração realizada a cada 4 semanas. Por ser um produto biológico, seu uso é hospitalar.

Quais são os efeitos colaterais mais comuns?

Como qualquer medicamento, o omalizumabe também pode apresentar efeitos colaterais. No entanto, nos estudo clínicos, a ocorrência de efeitos colaterais foi baixa, sendo os mais frequentes dor de cabeça e infecções de vias aéreas. Nos estudos de “vida real”, que são aqueles estudos não controlados, advindos da observação clínica da prática médica, a incidência de efeitos colaterais foi ainda menor.

O que devo esperar do tratamento com o omalizumabe?

Os estudos clínicos e de “vida real” mostram que cerca de 80-85% dos pacientes que utilizam o omalizumabe para urticária crônica espontânea vão apresentar resposta clínica. Isso significa redução da coceira e das urticas ou do angioedema, tanto em intensidade como em frequência. A maior parte destes pacientes controlam completamente os sintomas com o tratamento.

O omalizumabe cura a urticária?

Não. A urticária é uma doença auto-limitada que entra em remissão espontâneamente. No entanto, o omalizumabe pode ajudar a controlar os sintomas até que a doença desapareça.

Quanto tempo demora para o omalizumabe funcionar?

Existem dois perfis bem definidos de pacientes que respondem ao omalizumabe: aqueles que apresentam melhora logo nos primeiros dias após a primeira dose, e aqueles que necessitam de 3, 4, ou até 6 doses para controlar os sintomas.

Quanto tempo devo utilizar o omalizumabe?

O omalizumabe deve ser utilizado enquanto a urticária estiver em atividade. Em média, a urticária crônica dura de 6 meses a 3-5 anos. Portanto, se houver indicação do omalizumabe, pode ser que ele seja necessário durante todo este período.

Acompanhe nossas redes sociais para ver mais sobre Omalizumabe e Urticária: Perguntas e respostas.

No Instagram: @alergista

No Facebooks: @drluisensina