contato@imunologiaealergia.com

Blog

Omalizumabe e Urticária

Omalizumabe e urticária: perguntas e respostas

Perguntas e respostas frequentes para acabar com as suas dúvidas.  Atualizado em jan/2024.  

Declaração de conflitos de interesse: realizo palestras, consultoria e estudos clínicos para Novartis.

O que é o omalizumabe?

O omalizumabe é um medicamentos biológico, um anticorpo feito em laboratório, que impede ou diminui a ativação de células fundamentais para que a urticária se manifeste, os mastócitos.

Quem deve utilizar o omalizumabe?

O omalizumabe é indicado para todos os pacientes com urticária crônica espontânea que não respondem às doses máximas permitidas de anti-alérgicos (anti-histamínicos).  Alguns estudos demonstraram que o omalizumabe pode ser eficaz também nas urticárias induzidas.  Veja mais em: https://imunologiaealergia.com/as-etapas-no-tratamento-da-urticaria/.

Como ele deve ser utilizado?

Sua utilização é por via subcutânea, cuja dose inicial é fixa e administração realizada a cada 4 semanas. Em casos específicos, as doses podem ser aumentadas e os intervalos modificados, embora estas adaptações não estejam descritas em bula.  Por ser um produto biológico, as primeiras doses devem ser aplicadas em ambiente hospitalar e o paciente deve ficar em observação por pelo menos uma hora.

Quais são os efeitos colaterais mais comuns?

Como qualquer medicamento, o omalizumabe também pode apresentar efeitos colaterais. No entanto, nos estudos clínicos, a ocorrência de efeitos colaterais foi baixa, sendo os mais frequentes dor de cabeça e infecções de vias aéreas. Nos estudos de “vida real”, que são aqueles estudos não controlados, advindos da observação clínica da prática médica, a incidência de efeitos colaterais foi ainda menor.

O que devo esperar do tratamento com o omalizumabe?

Os estudos clínicos e de “vida real” mostram que cerca de 80-85% dos pacientes que utilizam o omalizumabe para urticária crônica espontânea vão apresentar resposta clínica. Isso significa redução da coceira e das urticas ou do angioedema, tanto em intensidade como em frequência. A maior parte destes pacientes controlam completamente os sintomas com o tratamento.  

O omalizumabe cura a urticária?

Não. A urticária é uma doença auto-limitada que entra em remissão espontâneamente. No entanto, o omalizumabe pode ajudar a controlar os sintomas até que a doença desapareça.

Quanto tempo demora para o omalizumabe funcionar?

Existem dois perfis bem definidos de pacientes que respondem ao omalizumabe: aqueles que apresentam melhora logo nos primeiros dias após a primeira dose, e aqueles que necessitam de 3, 4, ou até 6 doses para controlar os sintomas.

Quanto tempo devo utilizar o omalizumabe?

O omalizumabe deve ser utilizado enquanto a urticária estiver em atividade. Em média, a urticária crônica dura de 6 meses a 3-5 anos. Portanto, se houver indicação do omalizumabe, pode ser que ele seja necessário durante todo este período.

Acompanhe nossas redes sociais para ver mais sobre Omalizumabe e Urticária: Perguntas e respostas.

No Instagram: @alergista

No Facebooks: @drluisensina

Informações sobre tratamento da UCE: https://saude.novartis.com.br/urticaria/category/tratamento/