Tratamento da Urticária
Etapa 1:
A urticaria é causada primariamente pelos efeitos da histamina na pele. A histamina, além de ativar terminações nervosas, provoca dilatação dos vasos sanguíneos e saída de liquido dos vasos, resultando em uma lesão avermelhada, elevada e que coça bastante. Por ser metabolizada rapidamente, a histamina deixa de agir naquele local após algumas horas, o que faz com que as lesões mudem de lugar sem deixar marcas.
Assim, se a histamina é a substância mais importante na urticária, nada mais lógico do que utilizar como primeira escolha no tratamento das urticárias (independente do tipo de urticaria) um anti-histamínico. Mas qualquer anti-histamínico? Não! Um anti-histamínico moderno de 2a geração. Isso porque os anti-histamínicos de 1a geração (ex. hidroxizina, dexclorferinamina, prometazina) causam uma série de efeitos colaterais importantes, que variam desde sonolência, até prejuízo da capacidade cognitiva e aprendizado, contra-indicando seu uso em qualquer idade.
Os anti-histamínicos de 2a geração, por sua vez, praticamente não tem efeitos colaterais importantes, o que os torna muito seguros para uso nesta e em outra doenças alérgicas.