contato@imunologiaealergia.com

Blog

Alergia a medicamentos: preparando-se para a consulta?

Alergia a medicamentos: preparando-se para a consulta?

Antes disso é importante saber que menos de 50% das pessoas que acham que tem alergia a algum medicamento tem este diagnóstico confirmado quando investigadas.  Isso tem um impacto direto no tratamento, através da escolha de medicações mais caras ou menos eficientes do que aquela suspeita.

Como devo me preparar para a consulta se tenho alergia a medicamentos:

  1. Leve uma lista com todas as medicações que estavam sendo usadas no momento da reação.  Qualquer medicação pode causar uma reação alérgica, embora isso seja mais frequente com algumas do que com outras.
  2. Anote também o tempo de uso de cada uma delas, mesmo se isso signifique mais do que 10 anos.  É muito mais provável que a medicação causadora da reação seja aquela que foi introduzida mais recentemente.  Mas o uso prolongado não isenta uma medicação de poder provocar uma reação alérgica.
  3. Descreva para o seu médico em detalhes os sintomas apresentados, de preferência de forma objetiva.  Termos como “me senti muito mal” ou “apareceu uma empalação no meu corpo” não ajudam muito.  Senti falta de ar e com tosse, meus lábios incharam e ficaram deformados, são descrições mais claras e úteis.
  4. Se for possível, leve fotos da sua reação.  Isso vai ajudar bastante.  Exames de sangue realizados no momento da reação também podem ajudar.

O diagnóstico de uma alergia a medicamentos não é fácil, e por isso é importante saber como se preparar para a consulta.  Tenha paciência e converse com o seu médico sobre as possibilidades de testes para a investigação, uma vez que nem sempre existem testes cutâneos ou exames de sangue para todos os medicamentos ou tipo de reações.  Assim, quanto melhor caracterizado for o quadro, mais fácil será de escolher o procedimento adequado.  E lembre-se que quanto mais preciso for o diagnóstico, menor o risco de uma nova reação.