contato@imunologiaealergia.com

Blog

Reação anafilática (anafilaxia) é uma alergia?

Anafilaxia (reação anafilática) é uma alergia? Hoje me deparei com um post interessante no Facebook, e resolvi responder as dúvidas ali colocadas segundo a minha visão. A resposta das duas últimas perguntas vocês encontram a seguir. As outras respostas vocês podem conferir no meu Facebook e no Instagram @alergista.
  • Uma reação alérgica é uma reação anafilática (anafilaxia) ou não? Existem as duas coisas?
  • Uma pessoa pode ser “anafilática”? Não sei se seria assim a pergunta, mas quando uma pessoa pode dizer que é anafilática ?
  • O IgE que é dosado serve para identificar alergia a tudo ?
A IgE, ou imunoglobulina E, é um anticorpo que está relacionado com a maior parte das reações alérgicas, incluindo as reações anafiláticas (anafilaxia).  Existem alergias por outros mecanismo imunológicos, sem o envolvimento da IgE (ver a seguir).  A avaliação da presença de IgE específica pode ser realizada no sangue, através da dosagem da IgE para determinadas substâncias.  Pode ser feita também na pele, através dos testes cutâneos.  É importante deixar claro que a dosagem de IgE específica apenas confirma uma suspeita de alergia (incluindo anafilaxia).
Isso quer dizer o seguinte: se eu comi camarão e apresentei uma reação anafilática (anafilaxia), a presença de IgE específica detectada no sangue ou na pele confirma que sou alérgico ao camarão.  Por outro lado, a avaliação da IgE específica para diversas substâncias, numa tentativa de descobrir qual foi a causa daquela reação, tem um valor muito limitado.  Ou seja, os resultados positivos podem não significar absolutamente nada.  Portanto, não existe nenhum exame que vai avaliar “do que a pessoa tem alergia”, a não ser aqueles solicitado com base em uma história clínica suspeita.
  • O que é IgE mediado e não mediado ?
As reações IgE mediadas são aquelas nas quais o sistema imunológico reconhece uma substância como estranha e reage de forma exagerada, produzindo grandes quantidade de IgE para aquela substância.  Ao entrar em contato com a substância em questão, esta IgE específica provoca de forma muito rápida e intensa a liberação de histamina pelos mastócitos.  A histamina é a principal responsável pelos sintomas das reações alérgicas imediatas, como a rinite, a asma, e as reações anafiláticas (anafilaxia).
As reações não-IgE mediadas são reações em que o sistema imunológico produz células contra determinadas substâncias.  Geralmente estas reações mais do que 24 horas após o contato com a substância envolvida.  É o que ocorre, por exemplo, na dermatite de contato ou em determinadas reações por medicamentos.  A forma de se investigar as reações não-IgE mediadas também é diferente.  Nestes casos, a reação não deve ser investigada através da dosagem de IgE específica no sangue.